O Assessment é uma técnica de avaliação baseada sobre a observação ao vivo de uma pessoa atuando em determinadas situações profissionais. São contempladas: as competências ligadas ao cargo presente ou futuro da pessoa, a maneira de atuar em determinada situação de trabalho focando sobre aspectos ligados a personalidade da pessoa e o potencial de desempenho. Para completar a avaliação dos testes cognitivos, utilizamos o inventário comportamental (Way) desenvolvido pela PerformanSe.
Definição dos objetivos, método e regras do jogo do Programa de Assessment. Conhecimento da cultura (valores, crenças, modos de funcionamento), da missão, visão estratégica e objetivos da empresa para adequar melhor os exercícios do Assessment. Identificação das competências a serem avaliadas, presentes e futuras, para nortear precisamente o foco do Assessement. Construir em conjunto – cliente e consultoria – o programa de Assessment (construção de cases sob medidas). Elaboração do plano de comunicação: mensagens chave, atores envolvidos, suportes e calendário, entre outros. Aplicação dos exercícios e do inventário comportamental Way por consultores experientes. Devolutiva ao vivo do Assessment com os envolvidos. Formalização do Assessment em um relatório padrão.
O Assessment é uma ferramenta que permite: Identificar os pontos fortes e de melhoria de uma pessoa para nortear melhor o futuro programa de desenvolvimento da pessoa (coaching, treinamento). Mapear as competências que necessitam ser desenvolvidas na empresa (abordagem organizacional). Identificar os talentos do futuro e/ou reavaliar objetivamente um talento quando está controverso. Conhecer-se de maneira aprofundada para construir ou alavancar o projeto profissional a curto ou médio prazo. Adequar pessoas e cargos – The right man at the right place!
Nosso processo de Assessment é customizado e criamos cases específicos para cada cliente, com relação e aplicação no dia-a-dia do profissional e da empresa. Além disto, avaliamos 4 dimensões frequentemente esquecidas: O pensamento holístico, com objetivo de medir a capacidade de um indivíduo de entender a complexidade de um meio ambiente (por exemplo, como atuar em uma organização matricial) e de um problema (exemplo, situações envolvendo numerosos atores e muitas informações). A criatividade, uma capacidade essencial sabendo que “Não podemos resolver problemas usando o mesmo tipo de pensamento que usamos quando os criamos“ (A. Einstein). A capacidade de aprendizagem para avaliar a capacidade de integrar novos conhecimentos, novos métodos, ferramentas e técnicas de trabalho. A adequação entre a cultura da empresa e das pessoas envolvidas no processo de Assessement, em particular em situações de recrutamento.
Um acordo sobre o método e as regras do jogo ao longo do processo. Uma comunicação adequada. O comprometimento das pessoas envolvidas.
Fase 1: Briefing
Uma fase voltada para o cliente onde a consultoria recolhe informações destinadas a entender e definir o perfil desejado e assim orientar melhor o hunting. Em relação com o cargo: definição, competências, atitudes e comportamentos em situação de trabalho, evolução do cargo e da organização. Em relação com a empresa: cultura, valores, modos de funcionamento.
Fase 2: Seleção dos candidatos
Uma fase dedicada a busca de candidatos onde serão avaliados: Na primeira entrevista: coerência do percurso profissional, motivação, valores e crenças, modos de funcionamento. Na segunda entrevista: competências genéricas (gestão de pessoas, relacional, comunicação, argumentação e negociação, expressão oral e escrita, memorização e concentração, análise e síntese, organização, representação da empresa), o pensamento holístico, a criatividade e a capacidade de aprendizagem.
Fase 3: Decisão
Uma fase em 3 etapas:
Além da abordagem e do uso de ferramentas tradicionais (entrevistas cruzadas, aplicação de inventários comportamentais como Way, Way Manager, MAP, Kdran, entre outros), a Sustainable Partners desenvolveu 4 testes específicos para responder a 4 preocupações das empresas. Assegurar-se da boa compatibilidade entre o perfil dos candidatos e a cultura da empresa. Medir a capacidade de um indivíduo de entender a complexidade de um contexto, de um problema, de um sistema de informação e de atuar com sucesso nesses universos sofisticados. Avaliar a capacidade de aprendizagem de uma pessoa sabendo que precisará absorver novos conhecimentos e, muitas vezes, mudar de paradigmas. Identificar os líderes que irão trazer para a empresa soluções inovadoras e mais eficientes, saindo das soluções do passado.
Teste de Valores e de Crenças. Teste de Pensamento Holístico. Teste da capacidade de Aprender, Desaprender e Reaprender. Teste de Criatividade: associação de idéias, mobilidade imaginativa, brainstorming, criatividade pura.
O Coaching de Equipe é um processo de desenvolvimento, estimulador de reflexões e de autoconsciência e que inspira os indivíduos a maximizar seu potencial pessoal e profissional.
O Coaching ajuda a aprender; não ensina. Leva à ação e à realização do que é almejado.
O Coaching de Equipe permite:
O Coaching de Equipe é aplicado nos seguintes casos:
Duração
O Coaching de Equipe pode durar até um ano, dependendo do ritmo das reuniões.
Avaliação
Os progressos atingidos são avaliados sistematicamente com a Equipe a cada reunião de trabalho. Formalmente, há uma reunião final para avaliação dos resultados.
O processo é baseado sobre:
Uma equipe de Coaches seniores, que exerceram posições Executivas em grandes empresas, formados em escolas renomadas, com mais de 6.000 horas de atendimento.
O Coaching Individual é um processo de desenvolvimento, estimulador de reflexões e de autoconsciência e que inspira os indivíduos a maximizar seu potencial pessoal e profissional. O Coaching ajuda a aprender; não ensina. Leva à ação e à realização do que é almejado. O Coaching Individual é uma ferramenta poderosa indicada para:
Condições de êxito O processo deve ser formalizado entre as 3 partes envolvidas: a Empresa (o gestor do profissional e, em algumas situações, a área de Recursos Humanos), o Coach e o Coachee (beneficiário do Coaching). O profissional deve compreender os objetivos do processo e concordar em participar. A empresa deve confiar genuinamente na capacidade do profissional de se desenvolver. Uma relação de confiança entre o Coach e o Coachee. Duração O processo tem um horizonte de médio prazo, de 8 até 12 meses, pois as mudanças comportamentais não se concretizam em algumas semanas. Avaliação Os progressos são avaliados sistematicamente entre Coach e Coachee a cada reunião de trabalho. Durante o processo, a cada 3 meses, ocorrem reuniões com o Gestor do Coachee para avaliar a evolução do processo.
O processo é baseado sobre:
Uma equipe de Coaches seniores, que exerceram posições Executivas em grandes empresas, formados em escolas renomadas, com mais de 6.000 horas de atendimento.
A estruturação da equipe de direção:
A composição da equipe de direção e o relacionamento entre seus membros:
A otimização dos processos, das ferramentas e instâncias ligadas a atuação da alta gerência para otimizar a eficiência coletiva do time de direção através de:
Coaching da equipe de Direção para assegurar a coerência das decisões, discursos e comportamentos gerando a mobilização duradoura de toda a linha hierárquica.
A estruturação das instâncias de regulação da empresa – os comitês (Comex, Codir, Vendas, Forcast, compras, Recursos Humanos, etc…) – para organizá-las melhor, e maneira coerente tanto ao nível dos conteúdos (in put e out put) quanto ao nível do funcionamento (coerência do calendário de atuação entre os comités, composição, duração, formalização e implementação das decisões, etc…).
Estruturação, organização e implementação do Fórum Management da empresa.
Coaching dos comitês.
A elaboração em conjunto de projetos compartilhados como definição da visão, da estratégia, dos projetos estratégicos e dos planos de ação relevantes.
Operacionalizando a estratégia trata-se de alinhar os objetivos da empresa de maneira ágil, transversal e colaborativa para definir e compartilhar o propósito da empresa, e da sua visão estratégica com cada área de trabalho.
ALIMENTAR
Trazer novas perspectivas com tendências chaves, utilizando várias mídias (especialistas, vídeos, documentos e fotos).
DESAFIAR
Criar condições para trocas de ideias e pontos de vista.
COMEÇAR A MUDANÇA
Criar soluções coletivas e pontos de vista comuns.
UTILIZANDO FERRAMENTAS COMO:
Abordagem sistêmica;
Co- desenvolvimento;
World café;
Tecnologias interativas;
Usamos iPads para produzir nuvens de palavras sobre questões-chave, gerar e priorizar ideias e propostas, espírito de equipe e superações durante os fóruns.
Uma equipe de Coaches seniores, que exerceram posições Executivas em grandes empresas, formados em escolas renomadas, com mais de 6.000 horas de atendimento.
O propósito de nossos Programas de Treinamento é formar e capacitar profissionais para um ambiente complexo, em constante evolução. Muito mais que disseminar técnicas, o objetivo é envolver o participante em um processo dinâmico relacionado ao seu dia-a-dia.
Nossos programas de treinamento são baseados sobre: O reforço dos pontos positivos do(s) profissional(is). A recorrência de ações para um progresso durável. A aplicação de atividades relacionadas ao dia a dia da(s) pessoa(s).
Através de MAP (Mapeamento de uma população alvo) e Talentos (Definição de um referencial de competências comportamentais), é possível orientar a formação a partir das necessidades da empresa identificadas após aplicação dessas duas ferramentas. Os Programas de Treinamento são desenvolvidos sob medida com os nossos clientes e são interativos com os participantes. Aprender de maneira lúdica (vídeos e criação de situações humorísticas) e concreta (os exercícios estão baseados sobre o dia a dia dos participantes). Aproveitar da inteligência coletiva (os consultores não são os donos da verdade, os participantes também agregam conhecimentos, métodos, técnicas).
Exemplo de Programa de Treinamento para uma Escola de Líderes:
A concepção e a implementação dos Programas de Treinamento devem ser realizadas em parceria com a empresa conforme os objetivos definidos para garantir a aplicabilidade no dia-a-dia dos participantes. Os profissionais envolvidos devem compreender os objetivos e a necessidade do programa. O envolvimento dos líderes é indispensável para garantir o completo sucesso dos módulos de Treinamento.
A aplicação prática dos conteúdos ministrados em Treinamentos podem ser observadas no dia-a-dia das organizações e resultados podem começar a ser observados a partir da semana seguinte. Nossos Programas de Treinamento são sistemas vivos e podem ser avaliados sistematicamente, através de pesquisas de opinião. As considerações dos participantes e da empresa são incorporadas e adaptadas no decorrer do projeto para que o resultado final seja o mais satisfatório possível.
Spot Coaching é um processo de desenvolvimento, estimulador de reflexões e de autoconsciência e que inspira os indivíduos a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Que auxilia a levar à ação e à realização do que é almejado, podendo ser feita individual ou em equipe.
Uma equipe de Coaches seniores, que exerceram posições Executivas em grandes empresas, formados em escolas renomadas, com mais de 6.000 horas de atendimento.